sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Sintese do processo pelo profissional Lino Moreira

Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências-chave
Sessão de esclarecimento aos grupos de candidatos

1. Documentos a solicitar e informações de natureza administrativa
· Certificado de Habilitações;
· Comprovativo de experiência profissional nos últimos 3 anos;
· Curriculum Vitae detalhado.
· Referência a dados incompletos na inscrição: e-mail, moradas, telefones, n.º de B.I. e nº de Contribuinte;
· Referência aos candidatos com 12º ano incompleto, os quais serão enquadrados num despacho específico, a aguardar publicação, em relação a esta situação;
· Referência ao contrato entre o Candidato e o Centro;
· Referência à entrevista com publicação de listas a 15.10.2007;
· Referência à elaboração de carta manuscrita com resposta às 6 questões de partida e à introdução do n.º de processo, conforme a ordem da data de inscrição.

2. O Processo
Surge das recomendações da Comissão Europeia em matéria de valorização e validação das aprendizagens não formais e informais, realizadas ao longo da vida (in “Educação e Formação 2010”, Comissão Europeia, 2002, 2004ª).

2.1. Destinatários:
· Maiores de 18 anos, com pelo menos 3 anos de experiência profissional


2.2.Pressupostos inerentes ao processo de RVCC de nível secundário
É possível aprender ao longo da vida e em todos os contextos, mobilizando de forma consciente “saberes”, “competências” e “aprendizagens”.

2.3. Questões de partida
Este processo procura orientar os formandos, através de uma abordagem autobiográfica, para saberem responder a algumas questões elementares e saberem articular a sua experiência através das dimensões temporais do passado, presente e futuro; a saber:
O que fiz ao longo da minha vida ?
O que aprendi ?
Como mobilizei e apliquei essas aprendizagens no meu espaço pessoal, relacional (com os outros); no meu espaço de formação formal e informal ?
Que decisões marcantes ou mais significativas ocorreram na minha vida ?
Quais as acções mais marcantes ou mais significativas que ocorreram na minha vida ?
Que acasos surgiram e como os aproveitei para o meu desenvolvimento ?

2.4. Objectivos deste processo; o que se pretende ?:
Motivar os adultos para a aprendizagem;
Estimular o desejo de aprender;
Reforçar a construção da identidade pessoal, fomentando a confiança em si próprio e nas suas capacidades;
Oferecer uma educação de proximidade, centrada nas práticas, necessidades e experiências do adulto/formando

3. Vocabulário

3.1. Competência
É uma "combinatória de capacidades, conhecimentos, aptidões e atitudes apropriadas a situações específicas, requerendo também a 'disposição
para' e 'o saber como' aprender" (Comissão Europeia, 2004b);

3.2. Competência -chave
É um conjunto de conhecimentos, capacidades e atitudes indispensáveis à realização e desenvolvimento individuais, à inclusão social e ao emprego.

3.3. "Competência não é algo que se possa separar das condições sociais em que se produz ( normas e regras das comunidades e organizações ).

Podem ser adquiridas em -

A – Percursos formais de escolarização obrigatória
(adquiridos nos sistemas institucionais de educação e formação)
ou

B – percurso não formais de formação opcional ( novas aprendizagens e processo de aquisição de competências Ex: processo de RVCC )
ou
C – Aprendizagens informais
(actividades da vida quotidiana relacionadas com o trabalho . a família ou o lazer)


4. O aprendente deve demostrar capacidades nas seguintes dimensões de saberes:
teóricos;
processuais;
práticos;
saberes fazer.

4.1. exige-se a auto-consciencia do que é mais significativo ao nível do sentido das experiências práticas na sua vida

4.2. um processo centrado no adulto e nos seus papéis e significados que atribui ás actividades escolhidas e desenvolvidas.

4.3. o processo de reconhecimento trata-se de uma análise feita pela própria pessoa sobre as suas aprendizagens , competências adquiridas e motivações em função de objectivos ou projectos pessoais, sociais e profissionais com vista á sua valorização.

5. A identificação das competências insere-se em 3 áreas estruturantes:
· cidadania e profissionalidade <>

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