domingo, 21 de outubro de 2007

Quer saber a história da sua família?

Todos nós já tivemos curiosidade de saber o nome dos nossos bisavós ou tetravós, de saber a sua origem, quando e onde se casaram etc. Enfim saber um pouco mais da nossa família .
Para os iniciados neste ramo da História que estuda as famílias ,a Genealogia, aqui ficam algumas pistas que podem ajudar.
Qualquer trabalho de pesquisa genealógica deverá iniciar-se tendo por base os assentos de baptismo, de casamento e de óbito, registados nos livros paroquiais (livros de baptismos, de casamentos e de óbitos). Por vezes, os livros paroquiais são mistos, isto é, concentram no mesmo livro registos de baptismos e de casamentos ou de óbitos. Esta situação é sobretudo frequente nos livros mais antigos. Estes registos estavam a cargo dos párocos, motivo porque cada livro só inclui assentos de uma paróquia ou freguesia.
A pesquisa poderá ser apoiada através do sítio http://www.aatt.org e ainda do sítio http://genealogioa.netopia.pt/home, onde poderá recolher muitas notícias e informações genealógicas.

Sem comentários: