Já ouviram falar no e-portefólio? Mas com toda a certeza já ouviram falar em dossier ou em portefólio como sendo um elemento fundamental do vosso processo de RVCC, por esse motivo é importante que conheçam o e-portefólio para que os vosso horizontes não se limitem ás tradicionais técnicas de compilação de documentos apresentados em papel e com formatos quase sempre análogos. Segue-se uma pequena explicação do assunto e entretanto colocarei em "para mais informação" algumas ligações para aprofundarem o assunto se assim o desejarem.
Em 2003, o consórcio europeu EifEL (European Institute for E-Learning) lançou a campanha “ePortefólio para todos”, cujo principal objectivo é o de que, em 2010, todo o cidadão europeu tenha acesso a um e-Portefólio.
O e-Portefólio, no actual contexto europeu, surge como um instrumento de facilitação da mobilidade, da transparência e do reconhecimento das aprendizagens formais e informais realizadas ao longo da vida.
Um pouco por todo o mundo, o conceito de e-Portefólio tem vindo a ganhar importância para professores e alunos. Neste contexto, o e-Portefólio é uma apresentação multimédia realizada pelo aluno e com materiais seleccionados por este e que mostra uma visão enriquecida e estruturada do processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno.
Os “Portefólios como documentos personalizados do percurso de aprendizagem, são logicamente ricos e contextualizados. Contêm documentação organizada com propósito específico que claramente demonstra conhecimentos, capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados durante um período de tempo. Os Portefólios representam ligações estabelecidas entre acções e crenças, pensamento e acção, provas e critérios. São um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa direcções futuras.” (Jones & Shelton, 2006: 18-19)O portefólio electrónico, também conhecido como e-portfolio, ou portfolio digital, é um conjunto de provas electrónicas (ferramentas, incluindo processamento de texto, ficheiros electrónicos como o Word e ficheiros PDF, imagens, multimédia, blogs e links Web etc.) colocado e gerido por um utilizador, usualmente online. Os e-portefólios permitem ao utilizador demonstrar as suas capacidades e também expressar as suas opiniões e questões pessoais, e, se o utilizador estiver on-line ele pode manter uma dinâmica permanente, gerindo o seu e-portefólio da forma mais adequada e conveniente. Algumas aplicações dos e-portefólios permitem vários graus de acesso, por isso o mesmo portefólio pode ser utilizado para diferentes situações, ou propósitos.
Além dos materiais já referidos, um e-Portefólio inclui reflexões do aluno sobre o seu conteúdo e respectivo processo de aprendizagem e ligações entre os vários componentes. Os e-Portefólios podem ser diversos como as diferentes pessoas de uma comunidade. Num e-Portefólio, o aluno escreve a sua própria história e é responsável pela sua publicação/distribuição.
O e-portefólio é a identidade de cada sujeito em transformação em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo da vida. É, portanto, uma ferramenta de apoio à mudança!
O processo de criação de um e-Portefólio pode ser resumido nas seguintes acções: coleccionar, seleccionar, reflectir e relacionar.
O e-Portefólio, no actual contexto europeu, surge como um instrumento de facilitação da mobilidade, da transparência e do reconhecimento das aprendizagens formais e informais realizadas ao longo da vida.
Um pouco por todo o mundo, o conceito de e-Portefólio tem vindo a ganhar importância para professores e alunos. Neste contexto, o e-Portefólio é uma apresentação multimédia realizada pelo aluno e com materiais seleccionados por este e que mostra uma visão enriquecida e estruturada do processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno.
Os “Portefólios como documentos personalizados do percurso de aprendizagem, são logicamente ricos e contextualizados. Contêm documentação organizada com propósito específico que claramente demonstra conhecimentos, capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados durante um período de tempo. Os Portefólios representam ligações estabelecidas entre acções e crenças, pensamento e acção, provas e critérios. São um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa direcções futuras.” (Jones & Shelton, 2006: 18-19)O portefólio electrónico, também conhecido como e-portfolio, ou portfolio digital, é um conjunto de provas electrónicas (ferramentas, incluindo processamento de texto, ficheiros electrónicos como o Word e ficheiros PDF, imagens, multimédia, blogs e links Web etc.) colocado e gerido por um utilizador, usualmente online. Os e-portefólios permitem ao utilizador demonstrar as suas capacidades e também expressar as suas opiniões e questões pessoais, e, se o utilizador estiver on-line ele pode manter uma dinâmica permanente, gerindo o seu e-portefólio da forma mais adequada e conveniente. Algumas aplicações dos e-portefólios permitem vários graus de acesso, por isso o mesmo portefólio pode ser utilizado para diferentes situações, ou propósitos.
Além dos materiais já referidos, um e-Portefólio inclui reflexões do aluno sobre o seu conteúdo e respectivo processo de aprendizagem e ligações entre os vários componentes. Os e-Portefólios podem ser diversos como as diferentes pessoas de uma comunidade. Num e-Portefólio, o aluno escreve a sua própria história e é responsável pela sua publicação/distribuição.
O e-portefólio é a identidade de cada sujeito em transformação em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo da vida. É, portanto, uma ferramenta de apoio à mudança!
O processo de criação de um e-Portefólio pode ser resumido nas seguintes acções: coleccionar, seleccionar, reflectir e relacionar.
Sem comentários:
Enviar um comentário