quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Lista de competências - Sociedade, Tecnologia e Ciência

Ano Lectivo de 2007/2008

Profissional: Lino Moreira/Luis Leandro
Formadores: Leonor Alves/José Bandeira
Lista de competências

1-Operar com equipamentos e sistemas técnicos em contexto doméstico, identificando e compreendendo as suas normas de boa utilização e os seus diferentes utilizadores.
2-Operar com equipamentos e sistemas técnicos em contexto profissionais, identificando e compreendendo as suas normas de boa utilização e os seus impactos nas organizações.
3-Interagir com instituições, em situações diversificadas com base nos direitos e deveres de utilizadores e consumidores de equipamentos e sistemas técnicos.
4-Mobilizar conhecimentos e práticas para a compreensão e apropriação das transformações e evoluções técnicas e sociais.
5-Promover a preservação e melhoria da qualidade ambiental através de práticas quotidianas que envolvam preocupações com o consumo e a eficiência energética.
6-Incluir processos de valorização e tratamento de resíduos nas medidas de segurança e preservação ambiental.
7-Diagnosticar as tensões institucionais entre o desenvolvimento e a sustentabilidade face à exploração e gestão de recursos naturais.
8-Mobilizar conhecimentos sobre a evolução do clima ao longo do tempo e a sua influência nas dinâmicas populacionais, sociais e regionais.
9-Adoptar cuidados básicos de saúde, em função das diferentes necessidades e situações de vida.
10-Promover comportamentos saudáveis e medidas de segurança e prevenção de riscos, em contexto profissional.
11-Reconhecer os direitos e deveres dos cidadãos e o papel da componente científica e técnica na tomada de decisões racionais relativamente à saúde.
12-Prevenir adequadamente patologias em função da evolução das realidades sociais, científicas e tecnológicas.
13-Organizar orçamentos familiares tendo em conta a influência dos impostos e produtos e serviços financeiros disponíveis.
14-Interagir com empresas, instituições e organizações mobilizando conhecimentos de gestão de recursos.
15-Perspectivar a influência dos sistemas monetários e financeiros na economia e na sociedade.
16-Diagnosticar os impactos das evoluções sociais tecnológicas e científicas nos usos e gestão do tempo.
17-Entender a utilização das comunicações rádio em diversos contextos familiares e sociais.
18-Perspectivar a interacção entre a evolução tecnológica e as mudanças nos contextos e qualificações profissionais.
19-Discutir o impacto dos media na construção da opinião pública.
20-Relacionar a evolução das redes tecnológicas com as redes sociais.
21-Associar conceitos de construção e arquitectura à integração social e à melhoria do bem-estar individual.
22-Promover a qualidade de vida através da harmonização territorial em modelos de desenvolvimento rural ou urbano.
23-Mobilizar informação sobre o papel das diferentes instituições no âmbito da administração, segurança e território.
24-Reconhecer diferentes formas de mobilidade territorial – local e global – e sua evolução.
25-Mobilizar o saber formal para reconhecimento do elemento como uma unidade estrutural e organizativa.
26-Recorrer a processos e métodos científicos para actuação em diferentes domínios da vida social.
27-Intervir racional e criticamente em questões públicas com base em conhecimentos científicos e tecnológicos.
28-Mobilizar o saber formal na interpretação de leis e modelos científicos no contexto de coexistência de estabilidade e mudança.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá!
Usei este vosso trabalho para fazer um ppt e divulgar no meu Blog. Parabéns pelo bom trabalho.
JL