terça-feira, 23 de outubro de 2007

Lista de competências - Cidadania e profissionalidade

Ano Lectivo de 2007/2008
Profissional: Lino Moreira/ Luis Leandro
Formadores:Fernando Matos / Isabel Pinto

Lista de competências

1-Reconhecer constrangimentos e espaços de liberdade pessoal.
2-Assumir direitos laborais inalienáveis e responsabilidades exigíveis ao/à trabalhador/a.
3-Reconhecer um núcleo de direitos fundamentais típico de um estado democrático contemporâneo.
4-Elencar direitos e deveres na comunidade global.
5-Contextualizar situações e problemas da vida quotidiana e integrar as suas diferentes dimensões.
6-Exercer iniciativa e criatividade em novos processos de trabalho.
7-Identificar constrangimentos à construção de dinâmicas associativas e actuar criticamente face a esses obstáculos.
8-Reconhecer factores e dinâmicas de globalização.
9-Assumir preconceitos pessoais na representação dos/as outros/as e demonstrar capacidade de os desconstruir.
10-Reconhecer os limites pessoais no desempenho profissional e seu questionamento à luza de uma cultura de rigor.
11-Mapear diferentes modelos institucionais de escala local e nacional e reconhecer o seu conteúdo funcional.
12-Identificar estereótipos culturais e sociais, compreendendo os mecanismos da sua formação e revelando distanciamento crítico.
13-Reconhecer princípios de conduta baseados em códigos de lealdade institucional e comunitário.
14-Exprimir sentido de pertença e de lealdade para com o colectivo profissional.
15-Identificar e avaliar políticas públicas de acolhimento face à diversidade de identidades.
16-Relacionar património comum da humanidade com a interdependência e solidariedade.
17-Distinguir as várias hierarquizações de valores, escolher e reter referentes éticos e culturais.
18-Adoptar normas deontológicas e profissionais como valores de referência não transaccionáveis em contextos profissionais.
19-Identificar a convicção e firmeza ética como valores necessários para o desenvolvimento institucional.
20-Elencar escolhas morais básicas para a comunidade global: dignidade versus desumanidade; desenvolvimento versus pobreza, justiça versus assimetria, ...
21-Identificar exigências de tolerância e actuar em conformidade.
22-Assumir princípios de negociação, escuta activa e respeito por intervenções e ideias diversas.
23-Assumir o pluralismo como um valor da comunidade política.
24-Relacionar-se com a diversidade cultural segundo uma lógica de interacção e mediação.
25-Calibrar a iniciativa argumentativa própria com o acolhimento de pontos de vista divergentes.
26-Identificar e compreender a interacção dos vários âmbitos problemáticos do dia a dia.
27-Participar activamente em instituições deliberativas de escala diversa.
28-Intervir em debates públicos.
29-Pensar prospectivamente a vida pessoal.
30-Mobilizar vários saberes para a resolução de problemas profissionais complexos.
31-Conceber, desenvolver e cooperar em projectos colectivos.
32-Posicionar-se prospectivamente em contextos macro-sociais de incerteza e ambiguidades.

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