terça-feira, 23 de outubro de 2007

Portefólio Reflexivo de Aprendizagens

O Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (PRA) dos candidatos é um documento que se articula e decorre do Balanço de Competências (BC). O trabalho desenvolvido com o profissional de RVCC e com os formadores ajudam-no a colocar em evidência as competências adquiridas.
É uma colecção de documentos vários (de natureza textual ou não) que revela o desenvolvimento e progresso na aprendizagem, explicitando os esforços relevantes realizados para alcançar os objectivos acordados. Documenta experiências significativas e é fruto de uma selecção pessoal.

O que é um Portefólio Reflexivo de Aprendizagens?

Trata-se de uma colecção de documentos vários (de natureza textual ou não), que deverá reflectir o desenvolvimento e progresso na aprendizagem, explicitando as experiências relevantes realizadas ao longo da vida, de forma a alcançar os objectivos acordados em cada Área Temática: identificar, compreender e agir. Deverá ainda documentar experiências significativas e resultar de uma selecção eminentemente pessoal, mas sempre com o apoio de profissionais especializados. Assim sendo, o Portefólio poderá ser visto de três formas:

O que é o PRA enquanto instrumento de aprendizagem?

É uma colecção de documentos em que o candidato:
→ define um projecto de aprendizagem pessoal em função do Referencial de RVCC, tendo em conta os seus interesses e necessidades;
→ selecciona as situações e os acontecimentos que mais contribuíram para o seu projecto de aprendizagem;
→ define os critérios de selecção, tendo em conta os objectivos do seu projecto de aprendizagem;
→ criará um processo de distanciação e reflexão

O que é o PRA enquanto instrumento de avaliação?

É um conjunto de documentos que:
→ surge como uma construção pessoal, um «dossier» aberto, que permite fazer prova das suas competências, segundo um projecto de formação pessoal e diversificado;
→ pressupõe uma interacção permanente entre profissional, formador e candidato (a), dentro de uma lógica reflexiva;
→ assenta numa apropriação do próprio processo de avaliação.

O que é o PRA enquanto Instrumento de Gestão de Futura Carreira/Profissão?

É um conjunto de documentos que:
→ pode ser utilizado como instrumento de gestão de recursos pessoais e profissionais, com o objectivo de assegurar uma inserção adequada no mercado de trabalho e na própria sociedade,
→ possibilita identificar as experiências, atitudes e qualificações de uma pessoa, tendo como finalidade a sua reinserção ou reconversão no actual mercado de trabalho, assim como no exercício da cidadania.

Estrutura do Portefólio

A estrutura do portefólio não deve ser rígida. Cada adulto deve decidir qual a estrutura que o seu PRA irá ter. Será um documento “vivo”, ou seja, em permanente actualização. Contudo, pode sugerir-se um ponto de partida. Assim, um portefólio reflexivo pode/deve conter:
. identificação
. texto introdutório
. história de vida
. um conjunto dos mais diversos documentos que evidencie as competências

Conclusão:
Um PRA é essencialmente um instrumento para a avaliação das competências do adulto que deve conter ainda todas as reflexões decorrentes do processo.

Como se pode obter informação destes processos de RVCC de nível secundário?
Através da Direcção-Geral de Formação Vocacional ( www.dgfv.min-edu.pt/ ) e também do sítio electrónico do Programa Novas Oportunidades (www.novasoportunidades.gov.pt/). Poderá também contactar a DGFV, através de: telefone: 21 394 3700; Fax: 21 394 3799; ou dirigir-se às suas instalações na Av. 24 de Julho, 138, 3º em Lisboa, ou a qualquer Direcção Regional de Educação ou Centro Novas Oportunidades (RVCC).


Sem comentários: