Ano Lectivo de 2007/2008
Profissional: Lino Moreira/ Luis Leandro
Formadores: Maria João Oliveira/Conceição Leitão
Lista de competências
1-Lidar com equipamentos e sistemas técnicos em contexto privado, acedendo a uma multiplicidade de funções que comportam e reconhecendo a sua dimensão criativa.
2-Agir perante equipamentos e sistemas técnicos em contexto profissional conjugando saberes especializados e rentabilizando os seus variados recursos no estabelecimento e desenvolvimento de contactos.
3-Utilizar conhecimentos sobre equipamentos e sistemas técnicos para facilitar a integração, a comunicação e a intervenção em contextos institucionais.
4-Relacionar transformações e evoluções técnicas com novas formas de acesso à informação, à cultura e ao conhecimento proporcionado pelos novos suportes tecnológicos e comunicação.
5-Regular consumos energéticos aplicando conhecimentos técnicos e competências interpretativas.
6-Agir de acordo com a percepção das implicações de processos de reciclagem em contexto profissional, reconhecendo a mais valia da sua utilização, recorrendo à comunicação de mensagens eficazes.
7-Agir perante os recursos naturais reconhecendo a importância da sua salvaguarda e participando em actividades visando a sua protecção.
8-Agir de acordo com a compreensão dos diversos impactos das alterações climáticas das actividades humanas.
9-Interpretar e comunicar conteúdos com objectivos de prevenção na adopção de cuidados básicos de saúde, em contextos domésticos.
10-Intervir em contexto profissional apreendendo e comunicando regras e meios de segurança e desenvolvendo uma cultura de prevenção.
11-relacionar a multiplicidade de terapêuticas com a diversidade cultural, respeitando opções diferenciadas.
12-Mobilizar saberes culturais, linguísticos e comunicacionais para lidar com patologias e cuidados preventivos relacionados com o envelhecimento e o aumento da esperança de vida.
13-Definir orçamentos familiares e preencher formulários de impostos dominando terminologias e aplicando tecnologias que facilitam cálculos, preenchimentos e envios.
14-Saber adequar-se a modelos de organização e gestão que valorizam o trabalho em equipa em articulação com outros saberes especializados.
15-Agir de acordo com a compreensão do funcionamento dos sistemas monetários e financeiros (como elemento de configuração cultural e comunicacional das sociedades actuais).
16-Identificar os impactos de evoluções técnicas na gestão de tempo reconhecendo ainda os seus efeitos nos modos de processar e transmitir informação.
17-Operar com as comunicações rádio em contexto doméstico adequando-se às necessidades da organização do quotidiano e compreendendo de que modo incorporam e suscitam diferentes utilizações da língua.
18-Lidar com a micro e a macro electrónica em contextos sócioprofissionais identificando as suas mais valias na sistematização da informação, decorrentes também da especificidade de linguagens de programação empregues.
19-Relacionar-se com os mass media reconhecendo os seus impactos na constituição do poder mediático e tendo a percepção dos efeitos deste na regulação institucional.
20-Receber os impactos das redes de Internet nos hábitos perceptivos, desenvolvendo uma atitude crítica face aos conteúdos aí disponibilizados.
21-Participar no processo de planeamento e construção de edifícios recorrendo a terminologias próprias e procurando garantir condições para as práticas de lazer.
22-Intervir em contextos profissionais considerando a ruralidade ou urbanidade que os envolvem e procurando retirar daí benefícios para a integração socioprofissional.
23-Identificar sistemas de administração territorial e respectivos funcionamentos integrados.
24-Relacionar mobilidades e fluxos migratórios com a disseminação de patrimónios linguísticos culturais e seus impactos.
25-Intervir tendo em conta que os percursos individuais são afectados pela posse de diversos recursos, incluindo competências ao nível da cultura, da língua e da comunicação.
26-Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, língua e comunicação.
27-formular opiniões críticas mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais.
28-Identificar os principais factores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação.
Profissional: Lino Moreira/ Luis Leandro
Formadores: Maria João Oliveira/Conceição Leitão
Lista de competências
1-Lidar com equipamentos e sistemas técnicos em contexto privado, acedendo a uma multiplicidade de funções que comportam e reconhecendo a sua dimensão criativa.
2-Agir perante equipamentos e sistemas técnicos em contexto profissional conjugando saberes especializados e rentabilizando os seus variados recursos no estabelecimento e desenvolvimento de contactos.
3-Utilizar conhecimentos sobre equipamentos e sistemas técnicos para facilitar a integração, a comunicação e a intervenção em contextos institucionais.
4-Relacionar transformações e evoluções técnicas com novas formas de acesso à informação, à cultura e ao conhecimento proporcionado pelos novos suportes tecnológicos e comunicação.
5-Regular consumos energéticos aplicando conhecimentos técnicos e competências interpretativas.
6-Agir de acordo com a percepção das implicações de processos de reciclagem em contexto profissional, reconhecendo a mais valia da sua utilização, recorrendo à comunicação de mensagens eficazes.
7-Agir perante os recursos naturais reconhecendo a importância da sua salvaguarda e participando em actividades visando a sua protecção.
8-Agir de acordo com a compreensão dos diversos impactos das alterações climáticas das actividades humanas.
9-Interpretar e comunicar conteúdos com objectivos de prevenção na adopção de cuidados básicos de saúde, em contextos domésticos.
10-Intervir em contexto profissional apreendendo e comunicando regras e meios de segurança e desenvolvendo uma cultura de prevenção.
11-relacionar a multiplicidade de terapêuticas com a diversidade cultural, respeitando opções diferenciadas.
12-Mobilizar saberes culturais, linguísticos e comunicacionais para lidar com patologias e cuidados preventivos relacionados com o envelhecimento e o aumento da esperança de vida.
13-Definir orçamentos familiares e preencher formulários de impostos dominando terminologias e aplicando tecnologias que facilitam cálculos, preenchimentos e envios.
14-Saber adequar-se a modelos de organização e gestão que valorizam o trabalho em equipa em articulação com outros saberes especializados.
15-Agir de acordo com a compreensão do funcionamento dos sistemas monetários e financeiros (como elemento de configuração cultural e comunicacional das sociedades actuais).
16-Identificar os impactos de evoluções técnicas na gestão de tempo reconhecendo ainda os seus efeitos nos modos de processar e transmitir informação.
17-Operar com as comunicações rádio em contexto doméstico adequando-se às necessidades da organização do quotidiano e compreendendo de que modo incorporam e suscitam diferentes utilizações da língua.
18-Lidar com a micro e a macro electrónica em contextos sócioprofissionais identificando as suas mais valias na sistematização da informação, decorrentes também da especificidade de linguagens de programação empregues.
19-Relacionar-se com os mass media reconhecendo os seus impactos na constituição do poder mediático e tendo a percepção dos efeitos deste na regulação institucional.
20-Receber os impactos das redes de Internet nos hábitos perceptivos, desenvolvendo uma atitude crítica face aos conteúdos aí disponibilizados.
21-Participar no processo de planeamento e construção de edifícios recorrendo a terminologias próprias e procurando garantir condições para as práticas de lazer.
22-Intervir em contextos profissionais considerando a ruralidade ou urbanidade que os envolvem e procurando retirar daí benefícios para a integração socioprofissional.
23-Identificar sistemas de administração territorial e respectivos funcionamentos integrados.
24-Relacionar mobilidades e fluxos migratórios com a disseminação de patrimónios linguísticos culturais e seus impactos.
25-Intervir tendo em conta que os percursos individuais são afectados pela posse de diversos recursos, incluindo competências ao nível da cultura, da língua e da comunicação.
26-Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, língua e comunicação.
27-formular opiniões críticas mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais.
28-Identificar os principais factores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação.
Sem comentários:
Enviar um comentário