terça-feira, 20 de maio de 2008

Melhoria da qualidade da educação com financiamento da UE

Quase 26 mil milhões de euros serão investidos na melhoria da qualidade e disponibilidade da educação e formação, incluindo apoio a projectos que fomentem a aprendizagem ao longo da vida e incentivem os estudantes a concluir a sua educação, especialmente em Portugal, Grécia e Itália.

Este financiamento da União Europeia faz parte de uma mudança de prioridades no financiamento regional, salienta a Comissão Europeia.

Os desafios que serão objecto dos programas de política regional para 2007-2013 incluem a globalização, mudanças climáticas, evolução das migrações e envelhecimento da população, mas a maior parte das verbas será atribuída ao crescimento económico e emprego.

O financiamento da investigação, em Espanha, passará para 8 mil milhões de euros (aumentando para mais do dobro) e as Tecnologias da Informação e Comunicação beneficiarão de 15 300 milhões de euros, o dobro do financiamento em 2000-2006. A Polónia, a Itália, a Grécia, a Eslováquia e a Espanha são os países que beneficiarão de maiores orçamentos neste domínio.

A maior parte dos fundos será canalizada através do Fundo Social Europeu. A Comissão celebra este ano a adopção, há duas décadas, a 24 Junho de 1988, das adopções relativa às primeiras disposições que vieram integrar instrumentos financeiros já existentes no âmbito da política de coesão.

A Comissão Europeia enfatiza ainda as negociações que estão a decorrer e que estão na origem de programas específicos, considerados os mais bem adaptados aos objectivos de sempre.

Em Portugal, o indicador “nível de educação atingido pela população jovem (20-24 anos, Ensino Secundário e Superior)” dista ainda de 28,5 pontos da média da União Europeia a 25, segundo os dados de 2005, divulgados no Quadro de Referência Estratégico Nacional, que enquadra a aplicação da política comunitária de coesão económica e social.

Recorde-se que o eixo de intervenção “Qualificação inicial”, que tem como objectivo elevar a qualificação dos jovens, é um dos eixos prioritários do Programa de Potencial Humano, que estrutura e operacionaliza o QREN e que conta com um financiamento de 6,1 milhões de euros do Fundo Social Europeu de um total de 8,8 milhões. No âmbito do Programa de Potencial Humano tiveram já lugar este ano as candidaturas aos Programas Integrados de Promoção do Sucesso Educativo.

Fonte: site da texto editores

Sem comentários: