sexta-feira, 16 de maio de 2008

Electricidade - Tarifa simples ou bi-horária?

Retirei este texto de um site que recomendo a todos , chama-se Pedro e o Blog e possui ferramentas excelentes para as nossas finanças pessoais. No final do post têm o endereço.
"Há uns dias falou-se por aqui que optar pela tarifa bi-horária na electricidade poderia gerar alguma poupança, mas rapidamente nos apercebemos que não é uma verdade absoluta.
Decidi então investigar este assunto e desse estudo* surgiu um simulador de tarifas de electricidade (cuja divulgação agradeço) e este artigo. Mas leia primeiro o artigo.
*O estudo reflecte apenas a realidade dos clientes finais em baixa tensão, com potências contratadas entre 2,3 kVa e 20,7kVa, onde a maioria de nós se enquadra.
Tarifa bi-horária: consumo mais barato, potência contratada mais cara
A tarifa bi-horária vem premiar os consumidores que utilizam mais electricidade naquilo que a EDP chama de horas de vazio, ou seja, horas em que o consumo em geral é mais baixo (veja quais são as horas de vazio). Nessas horas de vazio o consumo é facturado segundo uma tarifa que é quase 50% mais baixa, sendo que nas horas normais o preço é o mesmo da tarifa simples.
Como não há bela sem senão, os valores da tarifa bi-horária para a potência contratada (vulgo contador) são mais elevados.
Mas qual é mais barato
Para tentar perceber qual seria a opção mais barata, fiz um cenário de consumo de 400kW/mês, com uma potência contratada de 4,6kVa. Fui variando a percentagem do consumo efectuada em horas de vazio e cheguei ao seguinte gráfico:











Podemos observar que a partir da altura em que cerca de 15% do consumo é efectuado em horas de vazio, a tarifa bi-horária é financeiramente mais vantajosa. Depois é só pegar nesses valores e introduzir no simulador de tarifas de electricidade. De forma fácil e rápida sabe qual é a tarifa financeiramente mais vantajosa para si.
Existe ainda a hipótese de alterar os seus hábitos de consumo de electricidade, para ter uma maior percentagem nas horas de vazio. Contudo, há que balancear essa hipótese com o possível incómodo que daí pode advir (e.g., pode perder horas de sono para tentar por a máquina de lavar roupa a funcionar mais tarde).
Espero que o simulador de tarifas de electricidade e este artigo o ajudem a tomar uma melhor decisão sobre qual a tarifa que deve adoptar."

Sem comentários: