sexta-feira, 9 de maio de 2008

Dia da Europa - 9 de Maio


Principais datas na história da União Europeia


Há mais de 50 anos, seis países assinavam os Tratados de Roma, a base para a actual União Europeia. Veja aqui as principais datas na história do bloco que hoje tem 27 países.
9 de maio 1950 − O ministro francês de Relações Exteriores, Robert Schuman, apresenta uma proposta de cooperação entre as indústrias do aço e do carvão de seu país e da Alemanha, visando tornar impossível uma nova guerra entre os dois países vizinhos.
18 de Abril de 1951 − Alemanha, França, Bélgica, Itália, Luxemburgo e Holanda assinam em Paris o Tratado da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (Ceca), primeira experiência de "integração" e não apenas de "cooperação" entre Estados europeus.
25 de Março de 1957 − Assinatura, na capital italiana, dos Tratados de Roma, criando a Comunidade Económica Europeia (CEE), semente da actual União Europeia (UE), e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (Euratom).
1º de Janeiro de 1973 − Com a adesão de Irlanda, Reino Unido e Dinamarca, a CEE (sigla pela qual o grupo ficou conhecido) passa a ter nove membros. Em plebiscito, a população da Noruega nega-se a entrar no bloco.
13 de Março de 1979 − Entra em vigor o Sistema Monetário Europeu, com a Unidade de Conta Europeia (European Currency UnitECU), cujo objectivo era evitar grandes flutuações de taxa de câmbio entre as moedas dos países-membros.

De 7 a 10 de Junho de 1979 − Primeiras eleições directas para o Parlamento Europeu.
1º de Janeiro de 1981 − Adesão da Grécia.

26 de Junho de 1984 − Cúpula de líderes de Fontainebleau concede ao Reino Unido a compensação financeira que a primeira-ministra Margaret Thatcher reivindicava energicamente, o chamado "cheque britânico".
1º de Janeiro de 1986 − Adesão de Portugal e Espanha.
17 de Fevereiro de 1986 assinatura do Acto Ùnico Europeu
3 de Outubro de 1990 − Dia da Unidade Alemã. O território da antiga Alemanha Oriental ingressa automaticamente na CE.
7 de Fevereiro de 1992 − Assinado o Tratado de Maastricht, que representa uma ampla reforma dos Tratados de Roma e estabelece os fundamentos para a moeda única.
1º de Janeiro de 1993 − Implementado o mercado único, com livre circulação de pessoas, mercadorias, serviços e capitais.

1º de Novembro de 1993 − Entra em vigor o Tratado de Maastricht. A partir daí, a CEE torna-se oficialmente União Europeia (UE)
1º de Janeiro de 1995 − Adesão de Áustria, Finlândia e Suécia. O grupo agora tem 15 membros. Volta a fracassar um plebiscito na Noruega para adesão ao bloco.
26 de Março de 1995 − Entra em vigor o Acordo de Schengen, que permite viajar pela UE sem controle de passaportes nas fronteiras, excepto no Reino Unido e na Irlanda.

2 de Outubro de 1997 − Assinatura do Tratado de Amesterdão, que entre outras coisas fortalece os direitos do Parlamento Europeu.
1º de Janeiro de 1999 − Onze países adoptam o euro para suas transacções comerciais e financeiras.

11 de Dezembro de 2000 − Decidido o Acordo de Nice, sobre a reforma das instituições do bloco e que entraria em vigor em 1º de Fevereiro de 2003. Último tratado ratificado e em vigor.

1º de Janeiro de 2002 − O euro substitui a moeda corrente em 11 países. A Grécia adere um ano mais tarde. Em 2007, seria a vez de a Eslovénia adoptar a moeda única.
1º de maio de 2004 − Dez países aderem à União Europeia: República Tcheca, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Chipre e Malta.

29 de Outubro de 2004 − Os 25 Estados-membros assinam em Roma o tratado que estabelece uma Constituição europeia.
29 de maio de 2005 − Em plebiscito, os franceses dizem "não" à ratificação da Constituição europeia. Em 1º de Junho, também os holandeses rejeitam o documento.
1º de Janeiro de 2007 − Bulgária e Roménia entram para a UE, que passa a ter 27 membros.

19 de Outubro de 2007 – Após seis anos de debates, os 27 chefes de Estado e de governo da UE chegaram a um acordo na cúpula de Lisboa sobre o tratado de reforma do bloco (Tratado Constitucional Europeu), que substitui a fracassada Constituição Europeia.
21 de Dezembro de 2007 – Fim do controle de fronteiras em nove países europeus marca a ampliação da Zona de Schengen para 24 nações.

1 comentário:

Dr. Lourenço disse...

Gostei de ver e ler dado nunca ser demais o falar sobre a Europa.
Porém, tratando-se de um blog ligado a uma Escola de Vila Franca de Xira que (penso) se situa próximo da capital de Portugal, deverá haver mais cuidado com a forma como se redigem as palavras em português. Não me parece correcto, neste momento, escrever: "atômica" ou "européia"

Para além das minudências ortográficas, não ficaria mal acrescentar às datas importantes o dia 17 de Fevereiro de 1986 ( assinatura do Acto Único Europeu) que representa o real momento da viragem da Europa quase exclusivamente económica para a Europa social e política.
Já agora a primeira designação da comunidade é CEE e não CE. Esta última designação passa a verificar-se exactamente a partir do AUE, pela razão acima aduzida.
Desde há muitos anos tenho um especial interesse pelos assuntos europeus, tendo começado por ser um euro-pessimista, passando a euro-optimista e, actualmente, euro-realista, mas com muita confiança no futuro de uma Europa que cumpra os ideais representados pela sua bandeira.
lourenço santos
Professor na ES José Estêvão, Aveiro