quinta-feira, 26 de junho de 2008

MPeG2 - Encontro novas tecnologias na Batalha


"Este encontro tem como finalidade geral debater e partilhar práticas no âmbito da utilização de tecnologias em contexto educativo e os seu impactos na renovação dos contextos de aprendizagem e nos modelos de organização e funcionamento da Escola.

Data: 11 de Julho, 2008Local: Auditório da Câmara Municipal da Batalha
Destinatários: Professores de todos os ciclos de ensino, em particular todos os que estão envolvidos ou pretendem envolver-se em projectos de utilização educativa das TIC."

Inscreva-se aqui

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Contratações para o CNO


"Pretende a Escola Secundária de Alves Redol contratar (para o período de 1 de Setembro de 2008 a 31 de Agosto de 2011), um Técnico Superior de Diagnóstico e Encaminhamento e 4 Profissionais de RVC para exercerem funções no Centro Novas Oportunidades (CNO).

As candidaturas deverão ser formalizadas nos termos do artigo 4.º dos avisos de publicitação de oferta de emprego (em anexo), até ao próximo dia 4 de Julho. "Fonte: pagina da escola alves redol
Ler o aviso de publicitação na página da escola

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Projecto aLeR+ - lançamento amanhã

A iniciativa aLeR+, que amanhã será lançada no âmbito do Plano Nacional de Leitura, pretende criar uma cultura de escola em que o prazer de ler e a leitura são elementos centrais e transversais a todas as actividades curriculares e extracurriculares.

aLeR+ pretende também envolver todos os elementos da comunidade educativa: alunos, docentes, não docentes, bibliotecários, famílias, voluntários, autarcas e todos os cidadãos e organizações da sociedade civil, salienta a tutela.

O projecto resulta de uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas; é concebida com base no projecto Reading Connnects, do National Reading Trust, do Reino Unido.
O projecto Reading Connects integra uma rede de escolas em todo o Reino Unido e o seu impacto significativo na elevação dos níveis de literacia e na consolidação dos hábitos de leitura da população escolar é também realçado pelo Ministério da Educação. Refira-se ainda que 2008 é celebrado no Reino Unido como Ano Nacional da Leitura, uma comemoração que é aproveitada pela Reading Connects para a apresentação de actividades diversas, a realizar até Dezembro. l"Literacy changes lives"


Neste mês sugere-se a celebração de todas as formas de escrita e tecnologia focando, entre outros temas, a realidade virtual, o futuro da comunicação e o universo dos blogs. O projecto aLeR+ será lançado no dia 20 de Junho, com o apoio da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e da Fundação Calouste Gulbenkian.


Fonte: Textos Editores ( adaptado)

terça-feira, 17 de junho de 2008

Calaméo - Leia online "uma metodologia de trabalho em rvcc"

Calaméo é a solução para quem deseja publicar gratuitamente na internet documentos impressos como jornais, revistas, folders, manuais, etc.

Depois de importar os arquivos para o aplicativo, a conversão é automática.

Um navegador com backgroud customizado e música de fundo permite "folhear" o documento, página por página.

Ferramentas como zoom, busca, tela-cheia, índice facilitam ainda mais a visualização da publicação interactiva.

Um exemplo em baixo,

Fontes: blogs: rvccno e 24horas

webnode - um site que ensina a construir páginas pessoais online e gratuitamente


Clique aqui e comece a sua página online.

1º Fórum Mundial sobre Educação ao Longo da Vida



"O 1º Fórum Mundial sobre Educação ao Longo da Vida vai ser realizado em Paris, de 27 a 29 de Outubro 2008, durante a Presidência Francesa da União Europeia.
Este evento é co-organizado pelo Comité Mundial para a Educação e a Formação ao Longo da Vida, pelo Centro para o Desenvolvimento da Informação sobre a Formação (Centre INFFO), pelo Conservatoire National des Arts et Métiers e pelo Conselho Regional Ile-de-France.Esta iniciativa é dirigida aos intervenientes e entidades de todos os países directamente envolvidos nos projectos de educação e a formação ao longo da vida.
Este fórum tem como objectivo questionar as transformações e as tensões que caracterizam ou afectam em 2008 as actividades, os actores e as políticas propostas para a educação e a formação ao longo da vida.
Pretende também fazer uma análise sobre as tendências, as práticas inovadoras, os paradoxos e as contradições dos sistemas educativos formais e informais em interacção com os seus ambientes.
Durante os três dias deste fórum, serão debatidas temáticas como por exemplo as relações entre aprendizagens formais, não formais e informais e as escolhas da sociedade e a investigação relevante em torno da educação e da formação.
No decorrer do evento terá também lugar uma conferência europeia preparatória da 6ª Edição da Conferência Internacional da Educação dos Adultos, que se realizará em Maio de 2009, no Brasil.
Para inscrição e mais informações consulte o sítio do Fórum: http://www.3lworldforum.org Ou utilize o correio electrónico: contact@3lworldforum.org"
Fonte: ANQ

Hoje começam os exames nacionais !

Na Página do GAVE poderá ter acesso a todas as informações relativas aos exames nacionais bem como á prova que pretende consultar e aos critérios de correcção. Estamos todos solidários com os alunos que nesta época do ano sofrem de ansiedade e angustia acrescida. Um bom trabalho e melhores resultados para eles.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Picnik - Editor de fotos online e gratuito

Carregue aqui e edite as suas fotos.
Pode fazer diversos efeitos na fotografia, colocar texto, inserir molduras, cortar, adicionar objectos...enfim, um centro de recursos para as suas fotografias!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Equal - de igual para igual

Consulte a página


A EQUAL é co-financiada pelo Fundo Social Europeu (FSE) - O FSE ocupa-se das medidas de prevenção e de combate ao desemprego e de desenvolvimento de recursos humanos e promoção da igualdade de oportunidades para todos no acesso ao mercado de trabalho e na manutenção dos postos de trabalho.


Procura beneficiar prioritariamente as pessoas que são vítimas das principiais formas de discriminação (ligadas ao sexo, à raça, à origem étnica, à religião ou às convicções, a deficiência, à idade, à orientação sexual) e de desigualdade.

Actua sobre os públicos-alvo e, também, sobre o desenvolvimento dos agentes e empresas/organizações, porque não há inserção sustentada dos grupos fragilizados sem organizações sólidas, competitivas e que assumem a sua responsabilidade social.

Visa, em particular, contribuir para acções que apoiem a Estratégia Europeia de Emprego (e, em Portugal o Plano Nacional de Emprego) .
Um dos projectos da Equal é :“O que eu vou ser quando eu for grande…” , dá a conhecer um vasto leque de profissões, por exemplo, o que é ser Escritor, Jornalista ou até Presidente da República e é um novo kit que pedagógico surge como uma importante ferramenta de prevenção ao abandono escolar ao alertar as crianças para a importância de continuar os estudos e escolher uma profissão.

Um blog de um formando para tirarem umas ideias

Este é um blog de um formando que aborda os temas do referencial, foi descoberto pela Gi ( Georgina ) e que o deu a conhecer na rede social novas oportunidades


Espreite o blog
aqui

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Ponto da Situação a 5 de Junho de 2008



Esta é a sala onde trabalhamos, esta é a equipa que dá apoio ao RVCC nível Secundário.
Neste momento temos 9 grupos em processo de reconhecimento de competências do RVCC-NS.
Os grupos 1, 3 , 2/4 e 5 estão a finalizar as sessões colectivas e preparam-se para organizar o seu PRA de forma a que este espelhe a sua história de vida, a sua passagem pelo processo em que estão inseridos e as suas reflexões pessoais.
Os profissionais Lino Moreira e Luís Dinis, bem como todos os formadores, estarão ao lado dos adultos nesta última fase do processo antes da tão temida sessão de júri. Força a todos e continuação de bom trabalho.

domingo, 1 de junho de 2008

Porque hoje é o Dia Mundial da Criança!

Após a 2ª Grande Guerra Mundial, as crianças de todo o Mundo enfrentavam grandes dificuldades, a alimentação era deficiente, os cuidados médicos eram escassos. Os pais não tinham dinheiro, viviam com muitas dificuldades, retiravam os filhos da Escola e punham-nos a trabalhar de sol a sol. Mais de metade das crianças Europeias não sabia ler nem escrever.
Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs às Nações Unidas que se comemorasse um dia dedicado a todas as crianças do Mundo.
Os Estados Membros das Nações Unidas, - ONU - reconhecendo que as crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, necessitam de cuidados e atenções especiais, precisam de ser compreendidas, preparadas e educadas de modo a terem possibilidades de usufruir de um futuro condigno e risonho, propuseram o Dia 1 de Junho, como Dia Mundial da Criança.




Nunca é demais lembrar, até porque poucas vezes isso tem sido feito, quais os direitos que assistem especificamente às crianças, e que estão consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança que foi elaborada em 1989 pelas Nações Unidas, que tiveram em consideração, entre outras coisas, o indicado na Declaração dos Direitos da Criança, adoptada em 20 de Novembro de 1959 pela Assembleia Geral desta Organização, que dizia que “a criança, por motivo da sua falta de maturidade física e intelectual, tem necessidade de uma protecção e cuidados especiais...”.
A ONU reconheceu também que “em todos os países do mundo há crianças que vivem em condições particularmente difíceis e a quem importa assegurar uma atenção especial, tendo devidamente em conta a importância das tradições e valores culturais de cada povo para a protecção e o desenvolvimento harmonioso da criança e a importância da cooperação internacional para a melhoria das condições de vida das crianças em todos os países, em particular nos países em desenvolvimento.”
Legenda das fotos: , RitaA.Ebony, Carolina, Carlota ee RitaB