quinta-feira, 19 de junho de 2008

Projecto aLeR+ - lançamento amanhã

A iniciativa aLeR+, que amanhã será lançada no âmbito do Plano Nacional de Leitura, pretende criar uma cultura de escola em que o prazer de ler e a leitura são elementos centrais e transversais a todas as actividades curriculares e extracurriculares.

aLeR+ pretende também envolver todos os elementos da comunidade educativa: alunos, docentes, não docentes, bibliotecários, famílias, voluntários, autarcas e todos os cidadãos e organizações da sociedade civil, salienta a tutela.

O projecto resulta de uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas; é concebida com base no projecto Reading Connnects, do National Reading Trust, do Reino Unido.
O projecto Reading Connects integra uma rede de escolas em todo o Reino Unido e o seu impacto significativo na elevação dos níveis de literacia e na consolidação dos hábitos de leitura da população escolar é também realçado pelo Ministério da Educação. Refira-se ainda que 2008 é celebrado no Reino Unido como Ano Nacional da Leitura, uma comemoração que é aproveitada pela Reading Connects para a apresentação de actividades diversas, a realizar até Dezembro. l"Literacy changes lives"


Neste mês sugere-se a celebração de todas as formas de escrita e tecnologia focando, entre outros temas, a realidade virtual, o futuro da comunicação e o universo dos blogs. O projecto aLeR+ será lançado no dia 20 de Junho, com o apoio da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e da Fundação Calouste Gulbenkian.


Fonte: Textos Editores ( adaptado)

Sem comentários: