segunda-feira, 28 de abril de 2008

Instrumentos de apoio à construção de um projecto vocacional nos CNOs

Podem fazer o download do documento na pagina da ANQ : http://www.anq.gov.pt/default.aspx


Considerando que os Centros Novas Oportunidades são espaços privilegiados para a execução de uma perspectiva de orientação ao longo da vida, o Instituto de Orientação Profissional, a pedido da Agência Nacional para a Qualificação, produziu um documento intitulado "Instrumentos de apoio à construção de um projecto vocacional nos Centros Novas Oportunidades

Esta publicação integra um conjunto de instrumentos que permitem aos profissionais dos Centros Novas Oportunidades trabalhar com os adultos, numa fase posterior ao processo de RVCC.

Nesta perspectiva, o documento apresenta três módulos. O primeiro relaciona-se com o conhecimento que o adulto tem de si próprio; o segundo com a forma como se relaciona com os outros e, por fim, o terceiro com a aprendizagem ao longo da vida e a construção de um projecto vocacional.eu desenvolvimento vocacional. ( Fonte ANQ)


Um brevissimo resumo do documento composto pelos tempos e alguns exemplos das fichas de trabalho:

Módulo I – Ser – Como é que eu sou?
Actividades do tema 1 - Conhecer-se melhor
Actividade 1.1 – Descrição de si próprio
Actividade 1.2 – Apresentação da descrição de si próprio
Actividade 1.3 – Compatibilidade entre características pessoais
e papéis desempenhados
Fichas de trabalho do tema 1 - Conhecer-se melhor
Ficha 1.1 – Descrição e síntese de características pessoais
1. Considere os seguintes grupos de adjectivos que se referem a traços ou características de personalidade. Assinale os três grupos com que se parece mais em primeiro, segundo e terceiro lugar.
Ficha 1.3 – Compatibilidade entre as características pessoais e as actividades desempenhadas
1. Características ou traços de personalidade
Os grupos de características ou traços de personalidade com que me pareço mais em primeiro, segundo e terceiro lugar
correspondem aos tipos _________ (indicar os três códigos por ordem decrescente) de Holland.
2. Competências ou aptidões
Os grupos de competências ou aptidões com que me pareço mais em primeiro, segundo e terceiro lugar correspondem aos tipos
_________ (indicar os três códigos por ordem decrescente) de Holland.
3. Interesses ou preferências
Os grupos de actividades que prefiro em primeiro, segundo e terceiro lugar correspondem aos tipos _________ (indicar os três

4.2 Nos tempos livres...
a) utilizo as minhas características ou traços de personalidade
muito  bastante  mais ou menos  pouco  nada 
b) utilizo as minhas competências ou aptidões
muito  bastante  mais ou menos  pouco  nada 
c) realizo actividades que correspondem aos meus interesses
muito  bastante  mais ou menos  pouco  nada 

Actividades do tema 2 - Reconhecer atributos
Actividade 2.1 – Análise e identificação de conhecimentos e competências
Actividade 2.2 – Aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e competências
Actividade 2.3 – Desenvolvimento pessoal em diversos papéis de vida
Fichas de trabalho do tema 2 - Reconhecer atributos
Ficha 2.1 – Grelha de análise de anúncios de oferta de emprego

1. Considere os seguintes anúncios de oferta de emprego retirados de um jornal nacional de grande tiragem. Escolha um anúncio que pense corresponder melhor ao tipo de trabalho que mais lhe interessa, às suas características pessoais e à sua experiência de vida. Em opção, também podem ser utilizados outros anúncios já recolhidos pelos participantes ou disponibilizados pelo profissional do Centro Novas oportunidades

Actividades do tema 3 - Valorizar-se mais
Actividade 3.1 – A síntese do meu percurso de vida
Actividade 3.2 – Dizer aos outros quem sou
Actividade 3.3 – Valorizar quem sou
Fichas de trabalho do tema 3 - Valorizar-se mais
Ficha 3.1 – Síntese do meu percurso de vida - Curriculum Vitae

Módulo II – Estar – Como me relaciono com os outros?

Actividades do tema 4 - Estar com os outros
Actividade 4.1 – Resolução de um dilema
Actividade 4.2 – Discussão e resolução consensual de um dilema
Actividade 4.3 – Competências sócio-afectivas intrapessoais e
interpessoais
Ficha 4.3 – Competências sócio-afectivas utilizadas na minha vida
Considere as seguintes competências sócio-afectivas, de natureza intrapessoal e interpessoal:
Actividades do tema 5 - Desenvolver a flexibilidade e a adaptabilidade
Actividade 5.1 – Auto-descrição sócio-afectiva
Actividade 5.2 – Treino de competências sócio-afectivas
Actividade 5.3 – Plano de desenvolvimento de uma competência
sócio-afectiva
Fichas de trabalho do tema 5 - Desenvolver a flexibilidade e a adaptabilidade
Ficha 5.1 – Auto-descrição de competências sócio-afectivas
Em cada uma das seguintes competências, indique a postura que tende a adoptar com maior frequência em diversos papéis de
vida, a forma como se sente com isso e as estratégias que pensa adoptar para melhorar os sentimentos menos favoráveis.

Actividades do tema 6 - Explorar e optimizar oportunidades
Actividade 6.1 – Exploração e optimização de oportunidades na Internet
Actividade 6.2 – Análise conjunta das oportunidades exploradas na Internet
Actividade 6.3 – Plano para a exploração e optimização de oportunidades
Fichas de trabalho do tema 6 - Explorar e optimizar oportunidades
Ficha 6.1 – Esquema para exploração e optimização de oportunidades na Internet

Módulo III – Agir – O que quero fazer?
Actividades do tema 7 - Aprender ao longo da vida
Actividade 7.1 – Análise de casos de vida
Actividade 7.2 – Análise conjunta de casos de vida
Actividade 7.3 – Crenças, atitudes e comportamentos face à
aprendizagem ao longo da vida

Actividades do tema 8 - Desenvolver o poder pessoal
Actividade 8.1 – História de vida
Actividade 8.2 – Agência individual nas histórias de vida
Actividade 8.3 – Quatro fontes de auto-eficácia
Fichas de trabalho do tema 8 - Desenvolver o poder pessoal
Ficha 8.1 – A minha história de vida

Actividades do tema 9 - Construir o projecto vocacional
Actividade 9.1 – Construir o meu projecto vocacional
Actividade 9.2 – Melhorar o meu projecto vocacional
Actividade 9.3 – Monitorizar o meu projecto vocacional
Fichas de trabalho do tema 9 - Construir o projecto vocacional
Ficha 9.1 – O meu projecto vocacional



Sem comentários: