sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Selecção de Avaliadores Externos



A partir de 1 de Fevereiro começa o procedimento de acreditação de avaliadores externos para integrar júris de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Encontra-se aberto o procedimento de acreditação de avaliadores externos para integrar júris de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de níveis básico e secundário de Educação. Este procedimento tem em vista o reforço da bolsa nacional de avaliadores externos no âmbito dos Centros Novas Oportunidades.
Podem candidatar-se à acreditação como avaliadores externos os titulares de habilitação académica de nível secundário ou superior que, preferencialmente:
a)desempenhem actividades de carácter social, cultural, académico, económico e ou profissional consideradas relevantes para a comunidade;
b)exerçam cargos em entidades públicas, privadas ou de solidariedade social, com impacto a nível local, regional ou nacional;
c)detenham experiência profissional relevante nos domínios técnico e pedagógico no âmbito da educação, da formação e da certificação de adultos;
d)desempenhem funções de liderança a nível profissional;
e)desenvolvam trabalhos de investigação científica ou de natureza pedagógica nas áreas da educação, da formação, da certificação e do emprego;
f)detenham distinções, louvores, prémios ou méritos atribuídos por diferentes entidades públicas ou privadas, no domínio da educação, formação e certificação de adultos.
Tendo em conta estes requisitos, que constam do Regulamento do Procedimento de Acreditaçãoa apreciação das candidaturas consiste numa avaliação curricular, a realizar por uma Comissão de Avaliação.
A apresentação das candidaturas é efectuada pelos candidatos na Internet, através do preenchimento do formulário electrónico disponível on-line e da digitalização dos documentos (está também contemplada a possibilidade de entrega pessoal e por correio) indicados no aviso n.º 2473/2008 hoje publicado.
A recepção das candidaturas inicia-se dia 1 de Fevereiro de 2008, decorrendo por um período de 20 dias úteis.
A Comissão de Avaliação definirá, até ao segundo terço do prazo estabelecido para a recepção de candidaturas, os critérios de apreciação e ponderação dos critérios indicados. A informação será divulgada na plataforma de candidatura, de acesso reservado aos candidatos.

Sem comentários: