sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Quadro de Referência Estratégico Nacional , QREN 2007-2013


O Quadro de Referência Estratégico Nacional constitui o enquadramento para a aplicação da política comunitária de coesão económica e social em Portugal no período 2007-2013.

Este documento assume como grande desígnio estratégico a qualificação da população portuguesa ao nível da ciência , da técnica, da inovação, o desenvolvimento económico e o bem estar social bem como a igualdade de oportunidades não esquecendo a eficiência e qualidade das instituições publicas. Nesta sequência, e com o objectivo de concretizar o "grande desígnio estratégico" , existem três grandes agendas temáticas, a saber:

1- Agenda para o Potencial Humano : qualificações escolares e profissionais da população portuguesa, emprego, inclusão social, igualdade de género e cidadania plena.

2 - Agenda para os factores de competitividade: qualificação da produção e dos seus agentes através da inovação , da tecnologia de ponta e redução dos custos públicos.

3 - Agenda para a valorização do território :qualificação dos território e aumento da coesão económica e social bem como um olhar atento n desenvolvimento regional.

Entretanto, a concretização destas agendas é operacionalizada por 5 programas:

a) Programas Operacionais Temáticos Potencial Humano

b) Programas Operacionais Regionais do Continente

c) Programas Operacionais das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira

d) Programas Operacionais de Cooperação Territorial- Transfronteiriça

e) Programas Operacionais de Assistência Técnica


Para saber mais sobre o QREN e respectivos programas , por favor consulte:


Sem comentários: