sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O projecto Netstart - uma ajuda para quem não domina as TIC



O projecto Netstart, está orientado para o desenvolvimento de competências, iniciadas pela literacia informática básica para acesso a ferramentas baseadas na Internet e prosseguindo, de acordo com os objectivos estabelecidos, através de um ciclo de melhoria contínua das suas competências.
O projecto tem por base o IPAT – Itinerário Personalizado de Adaptação Tecnologia, que numa primeira fase pretende que públics mais desfavorecidos, nomeadamente desempregado, jovens com pouca formação e activos de idade mais avançada consigam aceder às ferramentas básicas das TIC.
Numa segunda fase o IPAT conduzirá o utilizador a traçar os seus objectivos de carreira, socorrendo-se para tal de perfis profissionais adequados ao mercado de trabalho e ajustados às novas e emergentes profissões de forma a que de facto este público consiga efectuar um percurso de formação orientado para a empregabilidade.
Após a identificação do seu objectivo será possível desenvolver as competências identificadas em diagnósticos de necessidades, tendo em consideração o seu nível de conhecimentos e os objectivos a atingir, através da participação em acções de formação em regime de e-learning (sendo privilegiado o b-learning numa fase inicial).

http://www.netstart.pt/

domingo, 23 de novembro de 2008

Blog de CLC

Este é um blog muito interessante da turma G1, da Escola Secundária de Gama Barros, Cacém - Sintra.


http://partilhando-saberes.blogspot.com/

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

2º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades



O 2.º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades -Educação, Qualificação e Futuro 2008 , tem como objectivo ser um espaço e um momento de transferência de práticas, reflexões e articulação entre a sociedade civil e as entidades oficiais reguladoras do processo de implementação da Iniciativa Novas Oportunidades.
Data: 2 de Dezembro de 2008
Local : Centro de Congressos de Lisboa

domingo, 9 de novembro de 2008

Acesso ao ensino superior após RVCC

Regras para prosseguimento de estudos para o ensino superior destinadas aos candidatos sem classificação final do ensino secundário.
As regras relativas à determinação da classificação para efeitos de prosseguimento de estudos dos indivíduos certificados no nível secundário através de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), de formações modulares ou de módulos de formação constantes dos referenciais de formação integrados no Catálogo Nacional de Qualificações foram clarificadas.

A necessidade de regulamentação prende-se com o facto de as referidas modalidades de conclusão do ensino secundário, pela sua identidade, não conferirem aos formandos que as frequentam uma classificação final deste nível de ensino.

Assim, nestes casos, para efeitos de seriação de candidatos a um curso do ensino superior, o valor da classificação final do ensino secundário é fixado de acordo com os critérios aprovados pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), que consideram os resultados obtidos nas provas de ingresso realizadas pelos candidatos.

De acordo com a CNAES, a classificação final do ensino secundário a atribuir a estes candidatos é a que resulta da classificação ou da média das classificações obtidas nos exames nacionais do ensino secundário, que se constituem como provas de ingresso para o curso pretendido.

Os candidatos que concluam o nível do ensino secundário através de processos de RVCC, de Cursos EFA, de formações modulares ou de módulos de formação constantes dos referenciais de formação integrados no Catálogo Nacional de Qualificações podem igualmente aceder ao ensino superior ao abrigo do regime dirigido a maiores de 23 anos, independentemente das habilitações académicas que possuem.

Para mais informações, consultar o ofício circular divulgado na página da Agência Nacional para a Qualificação, I.P.
Fonte: Portugal da Educação - destaques de 7 de Outubro de 2008

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Acção de Formação - Cursos EFA (secundário)

Acção de Formação Metodologias, Estratégias e Inovação em Cursos EFA - Secundário
Sábados - dias 8, 15 e 22 de Novembro

Destinatários: Formadores, Mediadores, Professores, Coordenadores de Formação e outros profissionais que desempenham funções no âmbito da educação e formação para adultos.

Objectivos da Acção de Formação:
- Promover um conhecimento prático de enquadramento fundamental no processo de RVCC e EFA
- Promover estratégias de elaboração de materiais/actividades/estratégias de criação de um Portefólio Reflexivo de Aprendizagens
- Mobilizar competências de gestão do tempo e gestão de aprendizagem através de mobilização de competências individuais e colectivas em formação EFA e processo RVCC

Duração da Acção de Formação: 25h
Horário de Formação: Manhã - das 9h às 13h
Tarde - das 14h às 18h
Taxa de Inscrição: 80€

Fonte: http://www.nerga.pt/index.asp?idEdicao=51&id=2046&idSeccao=453&Action=noticia