Aproximar professores e alunos
Os estudantes tendem a identificar-se com o professor que criou o blog. Se o aluno cria um blog, os professores têm um espaço a mais para orientar o aluno
Permitir maior reflexão sobre o conteúdo
Quando o professor criador do blog expõe a sua opinião, está sujeito a críticas e elogios. Com isso, reflecte sobre seu trabalho e faz os alunos pensar mais sobre o tema proposto
Manter o professor actualizado
O professor que cria o blog busca noutros sites e blogs informações para compartilhar com os alunos. Isso coloca-o em permanente reciclagem
Criar uma actividade fora do horário da aula
O estudo não fica restrito aos 90 ou 45 minutos da sala de aula. Com o blog, o professor instiga os alunos a estudar mais. Eles buscam no blog desafios, exercícios e gabaritos
Trazer experiências de fora da escola
O blog abre as actividades da escola para pessoas de outras escolas, cidades e até países colaborarem. Isso amplia a visão de mundo da turma
Divulgar o trabalho do aluno e do professor
As produções do aluno ou do professor podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo. Isso é um incentivo para alunos e professores se dedicarem
Permitir o acompanhamento
Com os blogs, os pais podem monitorar as actividades escolares dos filhos. E também ter acesso ao que o professor está a ensinar. Isso não é possível com as aulas
Ensinar linguagem digital
Ao montar blogs, alunos e professores passam por um processo de "alfabetização digital". Aprendem a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade
fonte:http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca (adaptado)
Sem comentários:
Enviar um comentário