domingo, 12 de abril de 2009

As 3 fases do processo RVCC


As três Fases do Processo RVCC





1ª Fase: Reconhecimento Pessoal de Competências

Nesta fase, o adulto organiza, com o apoio de um profissional do Centro, um Dossier Pessoal onde constam todas as informações e evidências/provas das competências que considera possuir e, por isso, as competências a validar.

2ª Fase: Validação de Competências

O segundo momento corresponde à análise do Dossier Pessoal de cada um. Esta análise é feita por um Júri de Validação.

É face a um conjunto de competências-chave, organizadas em quatro áreas - Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida, Cidadania e Empregabilidade e Tecnologias de Informação e Comunicação - que se estrutura todo o processo. Assim, o RVCC é feito com base num documento - Referencial - que integra as competências em cada uma destas áreas, dispostas em três níveis diferentes - B1, B2 e B3, que permitem a equivalência ao 4º, 6º e 9º ano de escolaridade respectivamente.

Nesta fase de validação de competências, o Dossier construído vai ser analisado, no sentido de indicar se o adulto possui ou não, graças às aprendizagens decorrentes da sua experiência de vida, as competências necessárias para obter o certificado.

Se as competências identificadas não forem suficientes para obter o certificado, a pessoa tem dois caminhos possíveis:

» pode realizar no Centro algumas formações complementares de curta duração numa ou mais áreas de formação, de modo a adquirir e/ou aperfeiçoar competências;

» pode ser reencaminhado para outras ofertas de formação existentes, como por exemplo, Cursos de Educação e Formação de Adultos, Ensino Recorrente, Cursos de Formação Profissional, etc.. Este caminho é proposto no caso de pessoas que necessitam de um maior número de horas de formação.

3ª Fase: Certificação de Competências

Esta é a última etapa do processo. Após a validação de todas as competências correspondentes a um nível, é emitida uma Carteira Pessoal de Competências-Chave e um certificado com equivalência escolar aos 1º, 2º ou 3º ciclos de escolaridade, conforme os casos.

A Carteira Pessoal de Competências-Chave e o Certificado são reconhecidos pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade.

1 comentário:

Unknown disse...

ola boa tarde..
tenho apenas 16 anos de idade e gostaria de saber se posso frequentar o rvcc ??
tenho o 6ºano de escolaridade , mas trabalho de dia e gostaria muito de tirar pelo menos o 9ºano para que eu possa ainda ter um futuro bom pela frente..
obrigado