7 Desafios para Mobilizar Competências
Apresentamos aqui o que serão os 7 desafios que vão ser colocados, numa primeira fase, do curso EFA, Nível Secundário, com vista à evidência de competências e certificação na área de CLC. Esta é apenas uma das componentes do trabalho a realizar e pela sua natureza, mais dinâmica e de efectivação de tarefas. Existirá uma componente reflexiva que interage com esta e mobilizar competências de aprofundamento e enquadramento global das actividades realizadas.
Actividade 1
• Criação de um Blog Pessoal, inscrição numa rede de CLC no Google Groups e abertura de um Agregador (NetVibes ou iGoogle) de Conteúdos.
• Esta actividade irá acompanhar o formando ao longo de todo o curso e tem como objectivo promover o desenvolvimento/monitorização das competências em comunicação associadas às TIC.
• Será monitorizado pelo formador ao longo do tempo de realização do curso EFA.
Actividade 2
• Leitura comparativa de Publicações Periódicas Diárias.
• Serão apresentados todos os jornais/revistas nacionais diários aos formandos que formarão grupos de 5 elementos. Cada grupo irá analisar uma publicação quanto à sua estrutura, publico-alvo, linha editorial, estratégia de comunicação, participações e dinâmicas de mercado.
• Será realizada uma apresentação final em sala pelo grupo das conclusões obtidas.
• Sendo um trabalho de grupo, este poderá e deverá mobilizar competências individuais na análise final apresentada. O trabalho final será registado através de identificação e reflexão de competências para inclusão em portefólio.
Actividade 3
• Visionamento do Filme Jaime de António Pedro Vasconcelos.
• Em sala será realizado o visionamento do filme “Jaime”. O filme será acompanhado de um guião de visionamento. Deste resultará um trabalho individual de reflexão sobre as problemáticas sociais apresentadas e dos estereótipos representados. Será ainda feita uma análise social e económica da época.
• O trabalho final terá o formato de uma pequena monografia com o máximo de 5 páginas por formando sobre os temas acima referidos.
• A mobilização de evidências de competências será feita pela reflexão apresentada acompanhada pelos formadores.
Actividade 4
• Aceder à Internet e ouvir dois podcast’s da TSF e Jornal Público.
• Esta actividade será realizada em grupos de 5 formandos e terá dois objectivos fundamentais: 1. analisar uma nova forma de comunicação; 2. analisar e enquadrar histórica e sociologicamente a notícia/tema a ser ouvido.
• A apresentação da actividade será realizada em grupo e em sala com debate aberto aos formadores e colegas de curso.
• O registo será realizado em Portefólio com as actividades realizadas e evidências de competências.
Actividade 5
• Visitar um museu local.
• Esta actividade aposta na autonomia dos formandos e procura fazer a ligação entre a cultura e a história local. Para além de ser um trabalho individual é também um trabalho reflexivo. O formador em sala irá orientar as aprendizagens quer ao nível de conteúdos, quer ao nível das comparações com outras realidades e dinâmicas de interacção com o passado cultural e histórico. • A apresentação pelo adulto é feita em formato de monografia com máximo de 5 páginas onde deverá conter uma profunda análise reflexiva individual recorrendo a experiências pessoais e/ou comunitárias.
Actividade 6
• Comentar a seguinte obra "Guernica"
• A partir da obra os formandos irão realizar, em grupos de 5, um pequeno vídeo sobre a obra que envolverá as componentes artística, social, cultural e histórica de enquadramento.
• A apresentação será realizada em sala acompanhada de uma pequena monografia com o máximo de 3 páginas.
Actividade 7
• Realizar uma pesquisa organizada na Internet sobre um escritor português e sobre a sua obra.
• A actividade consiste na leitura de uma obra. Para além da articulação com a componente reflexiva de CLC, os formandos deverão realizar, em grupos de 2, um trabalho de pesquisa das opiniões diversas de especialistas que se encontrem on-line.
• A apresentação final será realizada em formato de página de texto on-line publicada no blog pessoal acompanhada de um powerpoint de motivação.
Notas
• Todas as actividades deverão ter em conta a mobilização de competências individuais dos formandos.
• Todas actividades devem acompanhar e serem representadas no blog pessoal de cada um dos formandos, quer por relatórios de progresso, quer por indicações pessoais de participação.
• As actividades serão avaliadas a nível individual e na mobilização de competências de colaboração em grupo.
Importante
• Os formadores estão sempre disponíveis para acompanhar os formandos através de: e-mail, messenger, blog da disciplina, google groups.
• O trabalho autónomo deve ser reportado aos formadores em caso de dúvida ou dificuldade quer em sala, quer via comunicação virtual.
• Todos os direitos de autor, privacidade e confidencialidade serão mantidos por todos.
Observações: As sugestões aqui apresentadas são apenas orientações e sujeitas sempre á aprovação ou não dos profissionais e/ou formadores.
Fonte: www.rvccno.blogspot.com JL ( adaptado )
• A apresentação será realizada em sala acompanhada de uma pequena monografia com o máximo de 3 páginas.
Actividade 7
• Realizar uma pesquisa organizada na Internet sobre um escritor português e sobre a sua obra.
• A actividade consiste na leitura de uma obra. Para além da articulação com a componente reflexiva de CLC, os formandos deverão realizar, em grupos de 2, um trabalho de pesquisa das opiniões diversas de especialistas que se encontrem on-line.
• A apresentação final será realizada em formato de página de texto on-line publicada no blog pessoal acompanhada de um powerpoint de motivação.
Notas
• Todas as actividades deverão ter em conta a mobilização de competências individuais dos formandos.
• Todas actividades devem acompanhar e serem representadas no blog pessoal de cada um dos formandos, quer por relatórios de progresso, quer por indicações pessoais de participação.
• As actividades serão avaliadas a nível individual e na mobilização de competências de colaboração em grupo.
Importante
• Os formadores estão sempre disponíveis para acompanhar os formandos através de: e-mail, messenger, blog da disciplina, google groups.
• O trabalho autónomo deve ser reportado aos formadores em caso de dúvida ou dificuldade quer em sala, quer via comunicação virtual.
• Todos os direitos de autor, privacidade e confidencialidade serão mantidos por todos.
Observações: As sugestões aqui apresentadas são apenas orientações e sujeitas sempre á aprovação ou não dos profissionais e/ou formadores.
Fonte: www.rvccno.blogspot.com JL ( adaptado )
Sem comentários:
Enviar um comentário