sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Expansão da rede dos centro novas oportunidades


Valter Lemos, secretário de Estado da Educação, no seu discurso no encerramento da conferência “Valorizar a Aprendizagem”, adiantou que se encontram inscritas mais de 300 mil pessoas nos Centros Novas Oportunidades, cuja rede deverá passar de 270 para 500 unidades. Esta rede, que inclui escolas, centros de formação, empresas, associações e outras entidades, foi duplicada em 2007 e será novamente ampliada.
Espera-se ainda alcançar um total de 110 mil pessoas certificadas até ao final do corrente ano. Este valor corresponde ao total de diplomas emitidos desde 2001, segundo explicou Valter Lemos ao Jornal de Notícias. Considerando que em 2006 foram entregues cerca de 50 mil certificados, espera-se que este ano terá duplicado o número de adultos que, em 2008, terão concluído o 9.º ano de escolaridade.
Durante a sessão de abertura, no primeiro dia da conferência, foi apresentado o Quadro Europeu de Qualificações, pela ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, pelo comissário Jan Figel, pelo eurodeputado Mário Mantovani e pela eurodeputada Françoise Castex.
Recorde-se que o Quadro Europeu de Qualificações, resultante de um acordo político entre os Estados-Membros, visa a criação de uma grelha comparativa dos diferentes sistemas nacionais de educação e formação. Contempla os níveis de ensino, do Básico ao Superior, assim como as vias formais de aprendizagem, através do ensino e da formação profissional, e as vias informais, validando os resultados da aprendizagem adquiridos através da experiência.
Valter Lemos, no discurso de encerramento da conferência internacional, salientou também a função catalizadora que os processos de reconhecimento e validação das aprendizagens formais e informais poderão ter no que respeita à “reforma dos sistemas educativos, tanto ao nível da qualificação dos adultos como da formação dos jovens, mudando práticas e construindo pontes entre as várias formas e contextos de aprendizagem”. Neste processo salienta-se a sua principal finalidade: a criação de novas oportunidades, que permitam a todos “condições efectivas de adaptabilidade, de empregabilidade, de realização pessoal e profissional, em suma, o exercício de uma cidadania activa numa sociedade do conhecimento competitiva e socialmente coesa”.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Modalidades especias de conclusão do nivel Secundário - Roteiro para a acção

Conforme tinha sido anunciado, já está disponível o roteiro para a acção , ou seja, uma explicação do Decreto-Lei 357/2007 que define o processo de conclusão e certificação do ensino secundário.
O "Roteiro para Acção", é um documento de trabalho dinâmico e aberto a contributos que permitam o seu enriquecimento, divulgado pela Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, esclarece também sobre as vias de conclusão e certificação, bem como a respectiva operacionalização no âmbito da legislação publicada. No final são descritos cinco casos práticos de candidatos com diferentes percursos formativos, indicando-se as vias de conclusão possíveis e o modo de concretização de cada uma das vias. Pode consultá-lo aqui:
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/PressReleases/Paginas/Modalidadesespeciaisdeconclusaonivelsecundario.aspx

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Para consulta no Centro


Encontra-se disponível no centro novas oportunidades a obra "Noções de Metodologia" que resume as normas relativas á elaboração de um trabalho cientifico. Este documento pretende ser um auxilio para a construção do portefólio reflexivo.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Uma "listinha" a ter em conta pelos candidatos a RVCC








  • e-mail para mais facilmente comunicar com o centro e porque é o correio do futuro.
  • uma pen ( ou seja um disco que armazena informação do computador ).

  • um dossier ou uma pasta onde vão colocando os vossos trabalhos/produções.
  • muito importante saberem trabalhar com computadores, nomeadamente no tratamento de texto e pesquisar na internet.
  • muito importante também saber inglês, ou francês, ou espanhol...enfim, uma segunda língua.

Para muitos candidatos esta "listinha" não faz qualquer sentido e até se torna desnecessária, contudo é sabido que alguns candidatos não possuem conhecimentos de informática muito sólidos, nem mesmo de uma língua estrangeira, deste modo, e porque ainda estão a tempo, era importante que pedissem ajuda aos filhos, amigos, vizinhos e praticassem mais no computador e na língua estrangeira.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

A importância e os eixos do RVCC


“A educação de adultos torna-se mais que um direito: é a chave para o século XXI; é tanto consequência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade. Além do mais, é um poderoso argumento a favor do desenvolvimento ecológico sustentável, da democracia, da justiça, da igualdade entre os sexos, do desenvolvimento socioeconómico e científico, além de ser um requisito fundamental para a construção de um mundo onde a violência cede lugar ao diálogo e à cultura de paz baseada na justiça. A educação de adultos pode modelar a identidade do cidadão e dar um significado à sua vida.”(UNESCO, Declaração de Hamburgo, 1997)

Os Centros Novas Oportunidades (CNO) organizam-se em torno de três eixos fundamentais de intervenção: eixo de reconhecimento, eixo de validação e eixo de certificação de competências. O eixo de reconhecimento de competências consiste na identificação de competências adquiridas ao longo e em todos os contextos de vida através da utilização de um leque de instrumentos variados assentes em metodologias de balanço de competências e de histórias de vida. O eixo de validação de competências é realizado perante um júri de validação e consubstancia-se na apreciação das competências evidenciadas pelo adulto face às áreas de competências-chave estabelecidas no Referencial de Competências-Chave de Educação e Formação de Adultos. O eixo de certificação é um processo administrativo que confirma as competências adquiridas e constitui o acto oficial do registo de competências.

O processo de RVCC é desenvolvido com o acompanhamento de uma equipa técnico-pedagógica (profissionais de RVC e formadores das áreas de competências-chave) e com base num referencial de competências-chave de educação e formação de adultos de nível básico, que abrange quatro áreas de competências-chave: “Linguagem e Comunicação”, “Cidadania e Empregabilidade”, “Matemática para a Vida” e “Tecnologias de Informação e Comunicação”, ou de nível secundário, que compreende as seguintes áreas: “Cidadania e Profissionalidade”, “Sociedade, Tecnologia e Ciência” e “Cultura, Língua e Comunicação”.
De realçar, que a equipa acompanha e apoia o adulto de uma forma flexível, dando prioridade às dimensões que traduzem:

- a valorização da história de vida do adulto;

- a coerência dos valores de quem trabalha com seres humanos;

- a consciencialização dos saberes adquiridos;

- o desenvolvimento da autonomia do adulto;

- o incentivo à motivação dos adultos para atingir os seus objectivos e retomar os seus projectos de vida.
Deste modo, o Processo RVCC visa não só a certificação, mas um trabalho verdadeiro de Educação de Adultos, através do qual os cidadãos podem obter respostas e acompanhamento dos seus projectos de vida numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida.

Muito Obrigado


Obrigada Marília pela simpatia e "força" e muito obrigado por ter detectado o erro!
Obrigado Octávio pelo comentário agradável e pela chamada de atenção.
Contamos com todos para melhorar!

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

O acto de aprender, de estudar, de ensinar.


1ª - Aprendemos a vida toda. Não há tempo próprio para aprender.
2ª - Aprender não é acumular conhecimentos. Aprendemos história não para acumular conhecimentos, datas, informações, mas para saber como os seres humanos fizeram a história para fazermos história.
3ª - O importante é aprender a pensar (a realidade, não pensamentos), aprender a aprender.
4ª - É o sujeito que aprende através da sua experiência. Não é um colectivo que aprende.
5º - Aprende-se o que é significativo para o projecto de vida da pessoa. Aprende-se quando se tem um projecto de vida.
6ª - É preciso tempo para aprender e para sedimentar informações. Não dá para injectar dados e informações na cabeça de ninguém. Exige-se também disciplina e dedicação.
7ª - Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”
InActualidade de Paulo Freire” de Moacir Gadotti

http://blogdaformacao.wordpress.com

Duas tarefas




Apresentamos hoje duas tarefas a realizar pelos candidatos , 2 documentos escritos a realizar em computador ( preferencialmente ) onde descrevam pormenorizadamente :


a) um dia de trabalho


b) um dia em ambiente familiar


Sugerimos dois documentos em separado, no entanto, nada há a objectar se resolverem juntá-los de forma criativa e podem incluvisé adicionar fotografias, obviamente legendadas e adequadas. De resto, apelamos á vossa imaginação.


quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Citação



"Existem dois dias no ano em que não podemos fazer nada: o ontem e o amanhã"

Mahatma Gandhi


E hoje? Que andam a fazer os candidatos ao RVCC nivel secundário? Têm dúvidas? Falem connosco, utilizem a caixa de perguntas do blog, o endereço de email, os telefones, apareçam no Centro, ...mas estejam á vontade para colocar as vossas dúvidas. De qualquer forma posso sempre sugerir que elaborem o vosso curriculum vitae europeu, comecem ou avancem com a vossa história de vida e porque não um blog? Vamos trabalhar!


Leonor Alves

sábado, 3 de novembro de 2007

Obter certificação profissional






O Portal do Cidadão publicou o dossier “Como obter Certificação Profissional“ que explica como um trabalhador pode pedir um Certificado de Aptidão Profissional, comprovando que tem as competências necessárias para exercer o seu ofício com qualidade.