terça-feira, 20 de novembro de 2007

A importância e os eixos do RVCC


“A educação de adultos torna-se mais que um direito: é a chave para o século XXI; é tanto consequência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade. Além do mais, é um poderoso argumento a favor do desenvolvimento ecológico sustentável, da democracia, da justiça, da igualdade entre os sexos, do desenvolvimento socioeconómico e científico, além de ser um requisito fundamental para a construção de um mundo onde a violência cede lugar ao diálogo e à cultura de paz baseada na justiça. A educação de adultos pode modelar a identidade do cidadão e dar um significado à sua vida.”(UNESCO, Declaração de Hamburgo, 1997)

Os Centros Novas Oportunidades (CNO) organizam-se em torno de três eixos fundamentais de intervenção: eixo de reconhecimento, eixo de validação e eixo de certificação de competências. O eixo de reconhecimento de competências consiste na identificação de competências adquiridas ao longo e em todos os contextos de vida através da utilização de um leque de instrumentos variados assentes em metodologias de balanço de competências e de histórias de vida. O eixo de validação de competências é realizado perante um júri de validação e consubstancia-se na apreciação das competências evidenciadas pelo adulto face às áreas de competências-chave estabelecidas no Referencial de Competências-Chave de Educação e Formação de Adultos. O eixo de certificação é um processo administrativo que confirma as competências adquiridas e constitui o acto oficial do registo de competências.

O processo de RVCC é desenvolvido com o acompanhamento de uma equipa técnico-pedagógica (profissionais de RVC e formadores das áreas de competências-chave) e com base num referencial de competências-chave de educação e formação de adultos de nível básico, que abrange quatro áreas de competências-chave: “Linguagem e Comunicação”, “Cidadania e Empregabilidade”, “Matemática para a Vida” e “Tecnologias de Informação e Comunicação”, ou de nível secundário, que compreende as seguintes áreas: “Cidadania e Profissionalidade”, “Sociedade, Tecnologia e Ciência” e “Cultura, Língua e Comunicação”.
De realçar, que a equipa acompanha e apoia o adulto de uma forma flexível, dando prioridade às dimensões que traduzem:

- a valorização da história de vida do adulto;

- a coerência dos valores de quem trabalha com seres humanos;

- a consciencialização dos saberes adquiridos;

- o desenvolvimento da autonomia do adulto;

- o incentivo à motivação dos adultos para atingir os seus objectivos e retomar os seus projectos de vida.
Deste modo, o Processo RVCC visa não só a certificação, mas um trabalho verdadeiro de Educação de Adultos, através do qual os cidadãos podem obter respostas e acompanhamento dos seus projectos de vida numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida.

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