sábado, 28 de fevereiro de 2009

Concurso professores 2009


Para consultar estes documentos legais ;
clique aqui!
O Decreto-Lei n.º 51/2009 de 27 de Fevereiro vem introduzir alterações no Decreto -Lei n.º 20/2006, de 31 de Janeiro que regula o concurso para selecção e recrutamento do pessoal docente da educação
pré -escolar e dos ensinos básico e secundário.

“…Assim, promovendo a desburocratização, a simplificação dos procedimentos de concurso e uma maior autonomia das escolas, substitui -se o actual mecanismo concursal das colocações cíclicas por uma bolsa de recrutamento que, através de uma aplicação informática, permite às escolas a selecção imediata do candidato, para o horário disponível em concurso, respeitando os critérios da graduação e da manifestação de preferências do mesmo, de modo a garantir que o processo de ensino aprendizagem não sofra prejuízos pela demora na colocação do pessoal docente.
Com o mesmo objectivo, elimina -se o actual procedimento concursal de transferência por ausência da componente lectiva, estabelecendo condições para que os seus candidatos se apresentem ao concurso interno com efeitos de colocação semelhantes aos que resultavam do anterior concurso….”

Exames Nacionais 2009 - Ensino Básico e Secundário

Para mais informações consultar o Despacho n.º 3535/2009
clique aqui!









segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

As TIC - Conselhos

O que deve fazer

Processamento de Texto: Word

Formatar os textos com o tipo de letra “Arial”, “Tahoma”, ou outro parecido.
Usar o tamanho de 11 ou 12, nos textos.
Usar um tamanho de letra superior a 18, nos títulos, dependendo da frase, podendo usar outro tipo de letra.
Fazer um espaçamento entre o parágrafos, afastando estes, para os destacar e facilitar a leitura.
Utilizar cabeçalhos e rodapés, principalmente nas actividades que têm várias páginas.
Colocar numeração de páginas, principalmente nas actividades que com várias páginas.
Utilizar a ferramenta Wordart, para fazer alguns títulos, devendo ter o cuidado de formatar, a seu gosto, os vários exemplo disponibilizados.

Folha de Calculo: Excel

Quando escolher um gráfico, seleccionar o que melhor se adapta à situação que deseja ilustrar.
Visualizar, imprimir ou indicar as fórmulas elaboradas.

Apresentação: PowerPoint

Colocar a transição entre diapositivos (slides) com o avanço no clique do rato (“on mouse click”).
Não escrever muito em cada diapositivo (slides).
Sempre que possível utilizar fotografias pessoais.
No texto, utilizar cores que permitam o contraste com o fundo, e que possibilitem que se consiga ler mais facilmente o texto.
Utilizar cores com muito contraste, que se visualizem bem à distância. O ideal é usar 3 a 4 cores combinadas.

O que deve evitar:

Processamento de Texto: Word

Usar a letra “Times New Roman”.
Formatar os textos com uma letra grande, isto é superior a 13.
Formatar os títulos com o mesmo tamanho usado para formatar a letra do texto.
Juntar os parágrafos ou, simplesmente, não fazer parágrafos.
Usar diferentes formatações, consoante os trabalhos/actividades, o que não dá coerência ao portefólio.

Folha de Calculo: Excel

Escolher um determinado tipo de gráfico porque gosta do seu desenho.
Não indicar quais foram as fórmulas, e funções, utilizadas.

Apresentação: PowerPoint

Colocar a transição entre diapositivos (slides) com o avanço automático.
Escrever muito em cada diapositivo, e usar letras com um tamanho pequeno.
Utilizar muitos tipos de letras diferentes.
Colocar muitos efeitos de animação, num diapositivo (slide).
Utilizar muitas cores, e com pouco contraste.
Utilizar muitas fotografias copiadas da internet, ou que não tenham um carácter pessoal.

Ver mais em : http://tic4rvcc.no.sapo.pt/

Sociedade, Tecnologia e Ciência - Blog

Um blog muito bem feito e muito interessante como recurso. O sitio é: http://stcx.blogspot.com/