quarta-feira, 26 de março de 2008

Mais imagens e Certificados

Olá a todos! Tenho vindo a constatar que ao escreverem sobre as vossas vidas, raramente incluem documentos e/ou fotografias relativas aos factos. Quero pedir, portanto, que o façam! Não deixem de juntar uma ou duas fotografias ou o certificado desta ou daquela formação. Além de ficar com uma melhor apresentação, contribui, definitivamente para atribuir as competências. Estamos de férias das sessões mas o vosso trabalho está a ser produzido, certo?
Um Abraço!
Leonor Alves - Formadora de STC

terça-feira, 25 de março de 2008

A Roda das Competências - Modelo de Referência


La « Roue des compétences » est un modèle qui permet d’identifier les compétences, de les formaliser et de structurer les référentiels compétences. Le modèle appelé la « Roue des compétences » permet de répondre à la question : quelles sont les compétences nécessaires à la réalisation des activités ?

Les compétences techniques se décomposent en trois volets différents : ( jaune )
• les connaissances professionnelles théoriques
• les procédures, règles, normes, méthodes et outils
• les savoir-faire liés à l’expérience
Les compétences organisationnelles font référence à la manière de d’organiser et d’occuper le temps, l’espace et de fluidifier le flux des informations. Elles renvoient à trois dimensions : (rose)
• l’auto-organisation
• l’organisation collective et la gestion de projet
• l’organisation managériale du travail des collaborateurs
Les compétences relationnelles renvoient également à trois dimensions : (bleau clair )
• l’expression personnelle (ses propres capacités de communiquer par écrit et oral, son écoute),
• les compétences relationnelles avec des clients, des fournisseurs, (négociation, formation,…)
• les compétences managériales
Les compétences d’adaptation. (vert ) Les compétences permettent de s’ajuster aux situations immédiates et aux évolutions dans le temps :
• les compétences nécessaires pour s’adapter à des environnements mouvants,
• les compétences nécessaires pour s’adapter à l’évolution constante de son métier,
• les compétences nécessaires pour adapter et faire évoluer ses manières de faire.
La « Roue des compétences » a pour objectif de guider le repérage des compétences nécessaires. Il se double d’un modèle de formalisation des compétences mis au point à force d’expériences sur le terrain, d’élaborations de référentiels, d’utilisations multiples.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Guia de operacionalização do referencial RVCC- NS

Read this doc on Scribd: RefSec Guia Operacionalização

A Língua Portuguesa - Como estudar Português e saber como funciona a língua


O Ministério da Educação, através do serviço DGIDC disponibilizou um espaço virtual, “O Sítio dos Pais”, que se destina a esclarecer os pais e encarregados de educação, de forma a que estes possam ajudar os seus filhos e educandos a estudar Português e a fazer trabalhos de casa.



quarta-feira, 19 de março de 2008

Video - Direitos Humanos

Declaração Universal dos Direitos do Homem - Cidadania e Profissionalidade

segunda-feira, 17 de março de 2008


Aprenda 400 Palavras Em Ingls Em Apenas 1 Minuto1409


From: leonorlaves, 12 minutes ago








SlideShare Link

sábado, 15 de março de 2008

O que é um Blog e para que serve?

Read this doc on Scribd: Tutorial Blogs 3

Simulador de potência e consumo

Pode ser uma ajuda para o núcleo gerador: Ambiente e Sustentabilidade.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Cartão de inscrito no CNO

Brevemente cada um dos adultos irá receber o seu cartão de inscrito no CNO da Escola Secundária Alves Redol.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Sistema de Educação e Formação Profissional em Portugal

Read this doc on Scribd: educaçã e formação em portugal

PNRQ - Ponto Nacional de Referência para as Qualificações



O Ponto Nacional de Referência para as Qualificações (PNRQ) é um ponto de contacto em Portugal onde pode encontrar informação sobre os Sistemas de Educação, de Formação e de Certificação Profissional, visando facilitar a mobilidade dos cidadãos no Espaço Europeu. Os principais menus dizem respeito a :
-Sistemas de Educação e de Formação
-Reconhecimento e Certificação de Competências
-Perfis Profissionais e Profissões
-Instrumentos para a Transparência e
-Mercado de Emprego

Os nossos Profissionais


Da esquerda para a direita da imagem : O professor Lino Moreira, a professora Carla Rodrigues e o professor Luis Leandro Dinis. ( Março de 2008 )

terça-feira, 11 de março de 2008

Teste de Auto-avaliação de atitudes ambientais - Núcleo Gerador : Ambiente e Sustentabilidade

domingo, 9 de março de 2008

Referencial de competências - Nível Secundário

Read this doc on Scribd: Referencial do Secundario

sexta-feira, 7 de março de 2008

Cursos Efa - Portaria 230/2008, formações modulares e registo de entidades formadoras

A ANQ disponibiliza a possibilidade de registo das entidades formadoras que pretendam desenvolver formações modulares, através do site www.catalogo.anq.gov.pt no âmbito da nova portaria dos Cursos de Educação e Formação de Adultos e Formações Modulares (Portaria nº 230/2008, de 7 de Março).
Explicitação da nova portaria, orientações técnicas e respectivos anexos:- Anexo 1 - Áreas de Educação e Formação

Regulamento de exames a nível de escola ao abrigo do Decreto-Lei 357/07




O Despacho nº 6260/2008, de 5 de Março, aprova o regulamento de exames a nível de escola para a conclusão e certificação do nível secundário de educação.Decorrente da publicação do referido Despacho, que aprova o "Regulamento de exames a nível de escola para a conclusão e certificação do nível secundário de educação, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 357/2007, de 29 de Outubro", e considerando os prazos previstos para a sua operacionalização, designadamente a divulgação pública por cada estabelecimento de ensino das matrizes das provas com antecedência mínima de 30 dias em relação à data de início de cada época, estão criadas as condições para a realização da época de exames de Maio, estabelecida pelo presente Decreto-Lei.
Podem consultar o despacho na página da ANQ.
http://www.anq.gov.pt/

quinta-feira, 6 de março de 2008

Um exemplo de uma metodologia de trabalho com os grupos


Este é um exemplo de uma das metodologia que permitem à equipa CNO orientar os adultos no sentido de cruzarem as competências (acções) dos temas de cada núcleo com os vários domínios de referência e a respectiva história de vida. É uma metodologia que implica a participação activa dos adultos e alguma dinâmica de grupo:
Depois de descodificar e esclarecer acerca do(s) tema(s) de determinado núcleo pede:
1) aos adultos para considerarem tudo o que já escreveram sobre a sua história de vida e pensarem num (ou em vários) momento(s) da sua vida no qual se confrontaram com experiências que têm a ver com aquilo que se esteve a falar;
2) Depois de pensarem, os adultos, individualmente, devem escrever um parágrafo curto sobre o assunto (devem escrever sobre essa experiência contextualizando-a – o quê, quando, como, porquê…entre 5 a 10 linha);
3) Passado o tempo estipulado (mesmo que uma ou duas pessoas esteja com dificuldades) os adultos devem juntar-se em grupos – 3, 4 ou 5 pessoas por grupo;
4) Apresentam o que escreveram aos colegas (só aos do seu grupo) e debatem sobre se as experiências se enquadram ou não nos temas. Se alguém do grupo teve dificuldades os colegas devem ajudá-lo a explorar hipóteses.
5) Cada grupo elege um porta-voz que irá comunicar à totalidade dos adultos e ao formador um (ou dois) exemplo(s) de situações que viveram e que têm a ver com as competências do tema – núcleo em causa;
6) Verificam-se as dúvidas que ainda existem em debate geral e o formador pede para, em casa, os adultos desenvolverem tanto quanto possível a(s) experiência(s) escolhidas, documentá-las e colocá-la(s) no devido sítio do portefólio (momento que os adultos já identificaram quando escreveram o parágrafo).
Obs: Os formadores devem acompanhar os grupos e esclarecer dúvidas. Informar se o grupo está a ir no bom caminho ou se está muito “perdido”. As regras devem ser claras, nomeadamente o tempo que têm para escrever (cerca de 10 minutos) e reunir (...a decidir). Os adultos só devem ser informados de que vão fazer grupos depois de terem escrito as experiências individualmente; Quem não quiser partilhar a sua experiência tem esse direito mas deve participar num grupo de debate; Usualmente os adultos chegam a resultados muito interessantes, partilham experiências, percebem onde “se quer chegar”, motivam e são motivados pelos colegas. Este é só um exemplo (que pode ser adaptado), não existem receitas e tudo depende dos adultos que têm pela frente – essa é a dificuldade e o desafio do processo

Autoria: Filomena Carvalho Sousa - Avaliadora Externa